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Mais experiências incríveis e muito aprendizado no palco da 25ª Convenção

05/09/2017

Empreendedorismo é foco de mais um dia de programação técnica e o charme das candidatas à Miss Comerciária abrilhantou as passarelas na 7ª etapa estadual do concurso.

Mais experiências incríveis e muito aprendizado no palco da 25ª Convenção

A Convenção do Comércio Lojista Mineiro 2017, aconteceu entre os dias 31 e 3 de agosto (quinta e domingo), no Hotel Tauá Caeté, em Caeté, Minas Gerais. Este ano, a 25ª teve o tema Integrar e Aprender e recebeu cerca de 60 CDLs mineiras e 400 participantes entre dirigentes e profissionais cedelistas, além de empresários mineiros associados às entidades.

Abrindo a programação do terceiro dia, sábado, 02 de setembro, o SPC Brasil trouxe, nos palcos do Salão Real, no Hotel Tauá, onde aconteceu a 25ª Convenção do Comércio Lojista Mineiro, uma amostra do que a entidade oferece às CDLs e aos seus associados. O painel SPC foi uma imersão nos produtos, com várias informações onde os convencionais podiam tirar dúvidas e receber orientações de acordo com suas demandas diárias.

Além da apresentação, aconteceu uma dinâmica envolvendo todos os participantes. Eles foram divididos em grupos e tiveram que elaborar estratégias para oferecer soluções aos problemas dos associados e da própria entidade com o apoio dos colaboradores Ronaldo Guimarães (Negócios), Guilherme França (Produtos de Rede), Noilton Pimentel (Produtos) Marcos Tadeu e Renato Pavoni.

Logo em seguida, o empreendedorismo foi o assunto do talk show inspirador feito especialmente para alavancar o varejo. Três startups foram as convidadas e o gerente de TI da CDL BH, Marcelo Costa mediou a apresentação da Méliuz, feita pelo seu diretor de operações, Lucas Marques; da Tracksale, representada pelo responsável pelo seu time de Customer Success e suporte, Arthur Meyer e da Évollus, pela sua co-fundadora, Barbara Fam.

A Évollus conecta pequenas empresas para trocarem serviços e produtos em um marketplace que funciona por moeda virtual, ou seja, uma plataforma de economia colaborativa, onde as empresas trocam serviços e produtos entre si de forma multilateral. “A grande vantagem é a economia de dinheiro, já que a “compra” é feita com a moeda virtual de troca “Lus (L$)””, conta Barbara. Assim, acaba acontecendo uma real redução de custos, sobrando mais para o investimento, também real, na empresa.

Aplicativos que devolvem dinheiro funcionam? Tem gente faturando e afirmando que sim.

O "cashback" funciona basicamente da seguinte forma: a cada compra que o usuário faz em um parceiro do sistema, recebe uma porcentagem do dinheiro de volta. Por exemplo: se você comprar uma geladeira de R$ 1.000 em um varejista parceiro que ofereça 5% de cashback, terá de volta R$ 50. Aqui no Brasil, o Méliuz faz isso e tem feito bastante sucesso.

Erguido de experiências frustrantes dos seus fundadores com programas de pontos, comumente realizados por operadoras de cartão de crédito, o app tem agradado os consumidores por que os deixa fazer o que quiser com o dinheiro que recebe de volta, com o depósito em conta do valor. Mas, de onde vem esse dinheiro?

Lucas Marques responde: "O dinheiro vem do parceiro como se fosse uma verba de marketing. A diferença é que quando ele paga uma empresa de outdoor, por exemplo, fica só com a empresa. Quando vem para o Méliuz, pagam a divulgação e também o usuário. O Méliuz ganha porcentagem da venda realizada, o parceiro ganha a venda e o usuário ganha um retorno”.

E a Tracksale? Determina o grau de satisfação do cliente com produtos e serviços, mas não daquela maneira nada atraente, como questionários de 40 perguntas que só faz é repelir os consumidores. Mas como? Através de uma plataforma que utiliza o método de pesquisa Net Promoter Score (NPS) que avalia o contentamento do consumidor em tempo real.

Dentro da plataforma, a empresa pode disparar pesquisas de satisfação por SMS, e-mail, aplicativo ou website da própria contratante. É possível acompanhar os resultados em tempo real. Para medir a satisfação do cliente, no lugar de um grande questionário, o cliente deve responder apenas duas perguntas: "Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a empresa para um amigo?" e "Por que você deu essa nota?"

O modelo que a startup mineira utiliza para faturar não é comum, porque diferentemente das demais empresas de pesquisa que cobram por opinião pedida, eles cobram por opiniões respondidas. As respostas levam a três tipos de clientes: promotores da marca, aqueles que deram nota 9 ou 10; os considerados neutros, que responderam 7 ou 8; e os detratores, que avaliaram entre 0 e 6. Após a coleta da amostra de vários consumidores e um cálculo a empresa cliente recebe uma nota de 0 a 100. E são três as classificações: zona de excelência, zona de aperfeiçoamento e zona de qualidade.

Para monetizar, a Tracksale vende créditos virtuais em sua plataforma. Esta moeda digital, nas mãos dos clientes, paga pelas pesquisas. Segundo Arthur, eles não cobram pelo número de clientes, mas sim pelo número de opiniões coletadas e os valores ficam entre R$ 1.000 e R$ 30.000 por pesquisa.

Empreendendo sonhos

Tem gente que não tem medo de empreender sonhos. O José Felipe, co-fundador da cervejaria Wäls e convidado da última palestra do dia, é assim. Tornou-se sócio de uma das maiores empresas do mundo e assumiu a direção do setor de criação e novos produtos divisão Craft, da Abinbev (Ambev), que inclui as cervejarias Bohemia, Colorado e Wäls.

Co-fundador da cervejaria Wäls, ao lado de seu irmão, Tiago Carneiro, José Felipe tem uma trajetória marcada pelo exercício intenso da inovação e da busca por desafios, além da sua intensa vontade de superar os próprios limites.José felipe sempre se envolveu com o marketing das empresas da família e surpreendeu todos quando se revelou também um talentoso e criativo mestre-cervejeiro, conquistando reconhecimento internacional, tanto pelas suas cervejas como pelo seu negócio.

As suas receitas de cerveja conquistaram premiações no concurso brasileiro de cerveja nos de 2013 à 2016, vencedor do South Beer Cup, de 2012 à 2015, Mundial de La Bierre, entre 2013 e 2015. Na sua palestra, José Felipe compartilhou com os convencionais o case de sucesso da cervejaria Wäls, e de como transformou o sonho de um filho de padeiro na sociedade com a maior empresa do mundo.

Sem dúvida, uma programação que inspirou a todos os presentes na plateia a traçar objetivos sólidos em suas vidas profissionais e, porque não, nas pessoais. Esse era o verdadeiro intuito de mais esta edição do maior encontro do comércio lojista de Minas, com o tema Integrar e Aprender.

Inspira, aprender e eleger

A noite foi delas: das doze candidatas à mais bela vendedora mineira. Eleitas as mais belas representantes do comércio das cidades de Araguari, Betim, Ibirité, Itabira, Patrocínio, Porteirinha, Ribeirão das Neves, Salinas, Taiobeiras, Três Marias, Vespasiano e Viçosa, as comerciárias mineiras desfilaram suas belezas nas passarelas montadas no Salão Real do Hotel Tauá concorrendo à coroa e à faixa de Miss Comerciária Minas Gerais 2017.

Mas quem ganhou mesmo foi a Miss Comerciária Viçosa, Karina Molica que foi coroada Miss Comerciária Minas Gerais 2017 no final do concurso pela Miss Comerciária Minas Gerais 2016, Thaimara Fernandes, de 21 anos. A representante de Itabira disputou a etapa estadual do concurso promovido pela FCDL - MG, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, no dia 22 de outubro de 2016.

Em segundo lugar ficou, Larissa Fernandes, represente de Ibirité e em terceiro lugar, de Itabira, a vendedora Bárbara Santos. Este ano foi escolhida pelas próprias candidatas como Miss Simpatia, Joice Pereira, de Três Marias.

Premiação

O terceiro lugar ganhou um troféu e um cheque no valor de R$ 500,00. Já a segunda colocada foi premiada com um troféu e um cheque no valor de R$ 1.000,00. A grande vencedora recebeu um troféu, a faixa, a coroa e um cheque no valor de R$ 1.500,00. A CDL Viçosa recebeu um cheque no valor de R$ 4.000,00.

Esta edição do concurso, contou com o apoio da Bio Extratus e da ML Distribuidora (Dailus). 

Todas as fotos podem ser acessadas aqui: https://www.flickr.com/photos/mgfcdl/sets/72157684752270632

Fonte: FCDL MG

Fotos

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