Fraude do boleto bancário

22/08/2014

Vírus manipula boletos online e desvia pagamentos

Fraude do boleto bancário

Uma nova fraude de boleto bancário está rondando o mercado. O golpe se trata de um vírus que intercepta o código digitado, identifica e altera a linha digitável do boleto para os dados do banco dos fraudadores e, normalmente, inutiliza o código de barras.

Essa ação vem sendo investigada pela Polícia Federal e pelo FBI e já foram encontrados registros de 496 mil boletos bancários desviados, totalizando R$ 8,6 bi de prejuízos.

Para disseminação do vírus, os crackers (termo usado para designar o indivíduo que pratica quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética) enviam e-mails com suspostas mensagens de cobrança, ou conteúdo do tipo "veja nossas fotos", infectando o computador na abertura do anexo.

Este malware detecta a existência do antivírus na máquina e tenta removê-lo, desabilita o firewall pessal, cria uma cópia dele mesmo com nome aleatório e configura para iniciar junto com o Windows, para garantir a eficácia e impedir que seja descoberto por atualizações posteriores de ferramentas de segurança.

Além da capacidade de manipular os códigos de boletos, o vírus tem a capacidade de roubar as senhas de contas de e-mails e redes sociais, disseminando-se pela web.

Recomendações

A melhor forma é manter um sistema de antivírus atualizado, um firewall pessoal habilitado, sistema operacional e aplicativos do computador atualizados, além de conferir dados do pagamento sempre antes de confirmar qualquer transação online.

Caso você seja vítima da fraude, procure a polícia para realizar um boletim de ocorrência e entrem em contato imediatamente com a instituição bancária para tentar reverter o pagamento.